Governança Corporativa: a base para um Provedor Sustentável
A governança corporativa é um dos pilares mais importantes do ESG (Ambiental, Social e Governança).
Para provedores de internet de pequeno porte, implementar boas práticas de governança não é apenas uma questão de organização interna, mas uma estratégia fundamental para garantir transparência, crescimento sustentável, credibilidade e valorização no mercado. Além disso, empresas que realizam práticas de governança possuem maior capacidade para receber apoios financeiros e parceiros comerciais.
A governança corporativa é um conjunto de regras, processos e práticas que garantem que a empresa seja bem administrada, transparente e eficiente. Isso significa estabelecer diretrizes para a tomada de decisões, prestação de contas e cumprimento de normas regulatórias, garantido que a empresa opere com ética e responsabilidade.
São pilares da governança corporativa, conforme o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), 5 (cinco) princípios, sendo que a ética embasa todos eles: a integridade, a transparência, a equidade, responsabilização e sustentabilidade.
Estes princípios são aplicados a qualquer tipo de empresa, independente do porte, natureza jurídica, e formam o alicerce sobre o qual se desenvolve a governança, juntamente com a conformidade com as leis e os regulamentos.
Portanto, a governança corporativa é essencial para garantir a sustentabilidade e o crescimento dos provedores de internet, principalmente em um mercado desafiador que está inserida. Empresas que são bem geridas, que processos bem definidos, que mapeiam os riscos, que sabem a sua valuation, são mais eficientes, evitam problemas legais, conquistam maior credibilidade no mercado e estão preparadas para expandir seu negócio de forma sustentável e sobreviver a diversas intempéries que pode acontecer no caminho.
Autoria Erinéia dos Reis