O que é ESG e por que ele importa para provedores de internet?
Nos últimos anos o termo ESG (Environmental, Social and Governaça – em português Ambiental, Social e Governança), tem ganhado destaque no mundo dos negócios. O ESG representa um conjunto de boas práticas adotadas por empresas para garantir um impacto positivo na sociedade, no meio ambiente e na própria gestão corporativa. É como um guarda-chuva, abordando várias práticas em diversos setores das empresas e pode ser implementada aos poucos dentro das empresas.
A agenda ESG é um movimento mundial, fortalecido pelas pessoas que estão cada vez mais preocupadas com questões ambientais e de diversidade, relacionadas à responsabilidade social das empresas e a postura dessas empresas referente as essas questões.
O setor de telecomunicações é essencial para o desenvolvimento social e econômico, sendo que os pequenos provedores desempenham um papel fundamental na conectividade de diversas regiões do Brasil.
Adotar práticas de ESG pode trazer vários benefícios para as empresas, tais como: i) maior credibilidade no mercado; ii) adequação a regulamentação; iii) redução de riscos; iv) eficiência operacional e redução de custos; v) responsabilidade social e inclusão digital; vi) acesso a novas oportunidades de negócio.
A própria ANATEL, agencia reguladora do setor, tem aprovado a inclusão de ESG alinhando os processos regulatórios com padrões internacionais de sustentabilidade, inclusão digital e inovação tecnológica, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS da ONU). Tanto é que, a ANATEL está formulando um selo para ranquear empresas do setor, seguindo critérios ambientais, sociais e de governança. O selo tem como objetivo a estimular empresas do setor a adotarem práticas de ESG.
Incorporar práticas de ESG no telecom resulta em benefícios específicos, como eficiência operacional, aumento de receitas, geração de valor, garantia de cumprimento de regulamentações específicas do setor e oportunidades de investimento.
O ESG é uma necessidade para sustentabilidade e o crescimento de provedores de internet. Nos próximos artigos, vamos aprofundar cada uma dessas práticas, para construir um provedor mais responsável e competitivo no mercado.
Autoria Erinéia dos Reis Advogada especialista em Empresarial e ESG